Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

 

O dia 30 de outubro é o dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama que, como muitos de vós sabem, é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, afetando de igual forma, por atingir um órgão que simboliza a maternidade e a feminilidade, assim refere a Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama.

 

Por forma a esclarecer melhor, o cancro da mama é uma alteração maligna nas células da mama e é o segundo tipo de cancro mais comum nas mulheres. Em Portugal, cerca de 1% dos casos são encontrados em homens.

A sua prevenção vai além da forma física e de estilos de vida saudáveis. Muitos dos fatores deste tipo de cancro são genéticos. A sua prevenção é realizada através de duas formas: exames de rastreio (como a mamografia) e através do auto-exame da mama (tendo por base o conhecimento que a pessoa tem do seu corpo).

A mamografia deve ser realizada a partir dos 35 anos, de 18 em 18 meses, até à menopausa e, após esse ponto, de 2 em 2 anos, sendo esta a melhor ferramenta para descobrir o cancro em fase precoce.

O auto-exame da mama é apenas uma indicação que deve procurar um especialista e, por essa razão, é recomendado que seja feito todos os meses após a menstruação (quando a mama se encontra mais relaxada e indolor). É necessário ter uma pequena noção do que procurar quando se realiza este exame, como por exemplo: alterações no tamanho e na forma da mama e do mamilo, dor, nódulos ou endurecimentos e corrimentos.

No folheto, que dispomos no fim deste artigo, vai encontrar toda a informação necessária para prevenir que este diagnóstico chegue a uma fase avançada, e ainda de como realizar o auto-exame da mama.

Apesar da importância do diagnóstico precoce, para aumentar as chances de cura, muitos dos casos de cancro da mama são diagnosticados num estado avançado.

 

A informação, o autoexame e a prevenção, em conjunto, são a arma mais eficaz na luta contra o cancro.

 

Folheto informativo

Enfª Beatriz Alfaiate
Consulta Aberta – Hospital São João Baptista
Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento

Posted in Sem categoria.