À conversa com a Saúde Mental

 

Vida (re)nova

 

Surgiu a ideia de iniciar um novo ano com uma resenha diferente na Santa Casa da Misericórida do Entroncamento… um projeto que possibilite chegar à nossa comunidade e que permita falar sobre temáticas diferentes – uma por cada mês – para que possamos juntos CONSTRUIR SORRISOS. Assim, teremos ao longo deste ano 12 publicações diferentes, que esperamos poderem ser uma mais-valia para todos.

Neste início de ano novo, é inevitável que se faça um balanço de 2019 e das expectativas e projetos que todos temos para 2020. É comum relembrar e quantificar os pontos positivos e negativos do ano terminado e desejar que o novo ano consiga trazer tudo aquilo que o anterior não trouxe. 

O que por vezes nos esquecemos é que, quem precisa ser bom não é o ano em si, mas as nossas próprias atitudes, precisamos ser melhores do que apenas desejar ter um ano melhor. Que possamos assim, dar sentido ao real significado da palavra transformação neste ano que se inicia! Que ao realizarmos a lista de desejos para este ano de 2020 possamos respeitar os nossos próprios limites e a nossa história de vida, pois só assim nos afastaremos das frustrações do não realizado.

E quando falamos em Transformação, podemos também falar em Psicoterapia. Este processo tem como objetivo ajudar a pessoa a superar os seus problemas, melhorando a sua relação consigo mesmo e com os outros. É um espaço que pretende promover a reflexão interna do sujeito, onde através da escuta ativa do Psicólogo, a pessoa se sinta à vontade para falar sobre as suas preocupações, dúvidas e desejos. 

Se por acaso já traz pendente do ano passado esta vontade de transformar, de mudar, de quebrar velhos padrões, aproveite este 2020 para concretizar este desejo. 

 

Votos de um ano novo repleto de conquistas e mudanças.

Joana Santos, Psicóloga

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *