À Conversa com a Saúde Mental

4/12

"O Desafio da Tele-escola”

Dia 3 de março de 2020 foi o primeiro dia em que foi partilhado o relatório de situação do COVID-19 em Portugal onde consta a informação de apenas 4 casos confirmados1. Muito se alterou nestes últimos 44 dias: casos confirmados são agora 18.8412, foi imposto estado de emergência nacional, é aconselhado manter distanciamento social, é referido e sublinhado que devemos permanecer o mais possível em casa... E com tantas alterações, também o ensino tem de se adaptar e criar novas formas de conseguir que as nossas crianças continuem a aprender.

A partir do próximo dia 20.04.2020 é iniciado o ensino através da tele-escola, 33 anos após a sua última emissão. São esperadas exigências para toda a família, surgindo um possível foco de maior tensão, já que todos se devem adaptar e gerir novos horários e potenciar o equilibrio da vida familiar, profissional e escolar dos filhos.

Assim, organize em família uma rotina:

  • Construam um horário semanal que inclua tempos dedicados ao estudo, lazer, relaxamento e redes sociais. Assim como tempos para estudo autónomo e outros em que possa dar à criança/adolescente o seu apoio ou mobilizar o apoio de colegas e professores. E os fins de semana devem ser dedicados, sobretudo ao descanso e às actividades de lazer;
  • É fundamental incluir e respeitar momentos de pausa, de “intervalo”. A nossa capacidade de concentração é limitada, por isso os momentos de estudo devem ser intercalados com momentos de descontracção;
  • Sempre que possível, diferencie a zona de estudo da zona de lazer, procurando que a criança/adolescente tenha um espaço especificamente dedicado ao estudo.

Não se esqueça que esta nova fase que todos vivemos, traz momentos de dificuldade e frustração, mas também oportunidade de crescer e de mudar formas de ser e estar. A pandemia e o isolamento não durarão para sempre, Pais/Cuidadores e crianças/adolescentes regressarão aos seus locais de trabalho e à escola mais unidos, competentes e cheios de aprendizagens3.

Joana Santos, psicóloga

1 https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Relato%CC%81rio-de-Situac%CC%A7a%CC%83o-1.pdf

2 https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/04/45_DGS_boletim_20200416-FINAL.pdf

3https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_estudar_em_tempo_de_pandemia.pdf

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *