Reumatologia / Infiltrações

Em Reumatologia as infiltrações são procedimentos que envolvem a administração de substâncias com propriedades anti-inflamatórias/analgésicas, em situações de doença articular e peri-articular, como é o caso das artrites ou tendinites. Nestas intervenções são introduzidas medicações de ação anti-inflamatória dentro do espaço intra-articular através de uma injeção. Têm como principais indicações quadros de artrite de difícil resposta à medicação oral (artrite refratária).

As duas principais medicações utilizadas nas infiltrações em Reumatologia são os corticoides e o ácido hialurónico (viscossuplementação). Os corticoides podem ser infiltrados nas articulações como auxílio para o tratamento de casos de artrose e de artrite. Também podem ser aplicados em estruturas inflamadas que ficam fora das articulações, como as bursas (bursites) e bainhas tenossinoviais (tenossinovites). Uma das vantagens do uso intra-articular dos corticoides é o seu pequeno efeito sistémico em comparação com os corticoides administrados por via oral ou aplicados por via intramuscular. Isso significa que a medicação infiltrada na articulação apresenta efeitos anti-inflamatórios predominantemente locais com baixo risco de efeitos colaterais generalizados como hipertensão, diabetes, catarata e osteoporose. A infiltração de ácido hialurónico nas articulações que sofrem com artrose apresenta efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotetores (proteção da cartilagem articular). Este tratamento pode ser repetido em intervalos regulares ou de acordo com o retorno dos sintomas articulares, desde que respeitado um intervalo mínimo a ser discutido com o médico reumatologista.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

A infiltração é uma boa opção de tratamento quando indicada corretamente pelo médico, realizada por um profissional experiente e com o material adequado.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

O reumatologista é o especialista que está familiarizado com este procedimento desde a sua introdução no meio médico e aquele que lida com articulações com artrite diariamente. É, portanto, o especialista mais indicado para responder às dúvidas dos doentes com artrite e para realizar este procedimento.

Dr. João Pedro Freitas

Reumatologista | Hospital São João Baptista

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *