Alimentação saudável: Conselhos nutricionais e economia doméstica

Nem sempre é fácil tomarmos as melhores decisões no que diz respeito à nossa alimentação diária. Em pleno século XXI, devido ao turbilhão do dia-a-dia, opta-se, muitas vezes, pelo menos saudável e mais rápido e prático.

Fazendo uso da Roda dos Alimentos, as regras da boa alimentação sugerem que se deve comer de tudo um pouco. No entanto, com a abundância em alguns alimentos e moderação noutros.

Duma forma taxativa, o tipo de alimentos que devemos consumir resumem-se a: cereais e derivados, tubérculos, hortícolas, fruta, laticínios, carne, pescado, ovos, leguminosas, gorduras e óleos. Sem esquecer que, cada um, deverá ser na proporção correta e com água sempre presente – entre 1,5 a 3 litros diários.

A alimentação deve ser, igualmente, ajustada à faixa etária que nos enquadramos: Crianças, jovens adolescentes e adultos – Cada um deve consumir, respetivamente, <1300kcal, >3000kcal e <2200kcal>.

> No entanto, sabemos que uma alimentação saudável constitui, por si só, um nicho de mercado altamente concorrencial onde a qualidade nem sempre suplanta o custo. Temos como exemplo os superalimentos (Abacate, Brócolos, Beterraba, Nozes, Couve Roxa, etc), que possuem, na sua composição normal, um vasto leque de componentes essenciais ao organismo.

O facto de estes alimentos serem, por norma, demasiado dispendiosos, faz com que sejam de difícil acesso a diferentes grupos populacionais. Neste sentido, devemos pensar numa alimentação inteligente.

⇒ Quais os princípios básicos? Comer melhor e poupar mais, fazendo uma gestão racional e equilibrada.

Vamos definir três momentos:

 

Antes da Compra:

→ Fazer uma lista de compras organizada;

→ Faça uma pequena refeição, antes das compras (se fizer compras com fome é provável que compre alimentos que não necessita)

 

Durante a Compra:

→ Cumprir a lista de compras (cingir apenas ao necessário)

→ Dê preferência aos produtos frescos e não aos processados (alimentos frescos são uma mais valia nutricional)

→ Na escolha da fruta e hortícolas prefira sempre os da época, são mais económicos e nutricionalmente mais ricos.

 

Depois da Compra:

→ Armazenar de imediato os alimentos de modo a conservar a qualidade/frescura

→ Divida os alimentos por proporções, em função das refeições planeadas, de forma a evitar desperdício;

→ Consuma sempre primeiro os alimentos com prazos de validade mais curtos.

O que devemos comprar:

  • Cereais, derivados e tubérculos são fornecedores de energia por excelência, para além de serem ricos em fibras, vitaminas (complexo B) e sais minerais (magnésio e o ferro).
  • Os alimentos dos grupos dos Hortícolas e Fruta são fornecedores insubstituíveis de minerais, algumas vitaminas, antioxidantes e fibra.
  • Do Leite e derivados destaca-se o facto de estes alimentos serem os grandes fornecedores de cálcio, assim como, boas fontes de proteínas de elevado valor biológico, fósforo e vitaminas do complexo B.
  • Os alimentos do grupo da Carne, pescado e ovos, são fonte de proteínas de qualidade, minerais (ferro e zinco) e ainda de várias vitaminas (vitamina B12).
  • As Leguminosas podem substituir os alimentos do grupo da Carne, pescado e ovos em algumas refeições, sendo ótimas fornecedoras de hidratos de carbono de absorção lenta, de proteínas de origem vegetal de qualidade e boa fonte de fibras, vitaminas (complexo B) e minerais (magnésio e ferro).
  • Por último, os alimentos pertencentes ao grupo das Gorduras e óleos são também essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e possuem efeitos benéficos quando consumidos nas proporções recomendadas, pois fornecem ácidos gordos essenciais e são o veículo para a ingestão de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

Não nos devemos esquecer dos riscos de saúde associados a uma alimentação desequilibrada. Com o tempo, a nossa dieta alimentar, em conjunto com o nosso estilo de vida, pode dar origem a problemas graves de saúde.

Estamos a sua disposição para responder a qualquer dúvida.

Enf. Márcio Pereira

Enfermeiro Chefe Hospital São João Baptista

Posted in Artigos, Magazine, Saúde.

One Comment

  1. Nossa que maravilha de matéria. Fique feliz em obter essas informações preciosas. Vou me inscrever nesse site e aguardar cada postagem com ansiedade. Grata!

Comments are closed.