No passado dia 13 de Novembro, o Fundo Rainha Dona Leonor da SCML celebrou contratos de financiamento com 43 misericórdias do país, entre as quais a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento com o seu projeto: “Rosa dos Ventos”.
“Rosa dos Ventos” pretende ser um bom exemplo na promoção do respeito e qualidade de vida de todas as pessoas idosas, permitindo aos utentes serem os atores principais no seu projeto de vida, atingindo os seus objetivos no seu tempo e ao seu gosto. Através deste, criar-se-á um circuito de orientação, interativo, sensorial, de reabilitação, estimulação e envelhecimento saudável, fazendo-o sentir-se útil, pessoa de corpo inteiro, vivendo bem e intensamente no presente, tendo satisfação com a vida que leva agora, mostrando o que pode e o que sabe fazer bem, avançando na idade, mas com uma mente liberta, mas nunca deixando para trás a sua história de vida, a pessoa que foi, é e será. Com a criação de uma Sala de Snoezelen, Ginásio Interior equipado, Ginásio Exterior, Jardim Sensorial e Horta Comunitária no Lar Fernando Eiró Gomes prevemos a melhoria das técnicas de intervenção utilizadas até aos dias de hoje, enriquecendo todo o trabalho diário com a população dos dois lares e UCCI da SCME, mas também toda a intervenção realizada com instituições parceiras de apoio à infância e terceira idade.
Como referiu a Dra. Inez Ponce Dentinho, diretora do FRDL, “quando o sonho se realiza começa a responsabilidade” e assim continuaremos a cumprir a nossa Missão do “Fazer Bem pelo Bem Fazer”, com técnicas inovadoras sempre pelo Superior Interesse do Idoso.
A intervenção do Fundo Rainha D. Leonor será feita em sintonia com a reabilitação financiada pelo FEDER, no decorrer do ano 2020. Prevemos, assim, um ano de grandes melhorias para este polo que faz parte da história da cidade do Entroncamento.