Psicologia – Principais áreas de trabalho

A Neuropsicologia baseia-se na relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano.

A Avaliação neuropsicológica, tem um papel fundamental na deteção precoce, monotorização e planeamento de intervenções nas doenças cerebrais.

  • Permite examinar os efeitos das alterações cerebrais na cognição, assim como apoiar o diagnóstico médico e o respetivo planeamento terapêutico;
  • Recorre a testes devidamente validados e adaptados;
  • Permite identificar os domínios cognitivos que apresentam comprometimento, e dessa forma, traçar o perfil de declínio ou alteração cognitiva.

Preferencialmente todas as pessoas deveriam ser avaliadas regularmente, sobretudo durante o envelhecimento como método preventivo. Esta avaliação também deverá ser procurada após ou na presença de eventos cerebrais (Acidentes Vasculares Cerebrais; Demências; Eplilepsia; Traumatismos Crânio-Encefálicos; entre outros).

A Psicoterapia utiliza estratégias cientificamente validadas para aliviar o sofrimento emocional.

Embora o sofrimento seja intrínseco à condição humana, é essencial estarmos atentos à sua intensidade e à nossa competência de lidarmos com ele ou à eficiência das estratégias que usamos.

Desta forma, o apoio psicoterapêutico é indicado a partir do momento em que o desconforto que sente se torna significativo e tome grande parte do seu dia.

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *