Projeto "Pelas Escolas"

O envelhecimento da sociedade tem vindo a ser tema de destaque nos últimos tempos, devido ao aumento da esperança média de vida o que significa que num futuro próximo diferentes gerações deverão olhar para si e para a comunidade do território onde está inserido. A capacitação das diferentes gerações para a promoção de solidariedade, cooperativismo e sobretudo respeito pelas diferentes necessidades e potencialidades associadas a cada idade torna-se um imperativo emergente e contribui para uma nova construção social da velhice e do envelhecimento possibilitando uma maior convivência de diversas gerações.

Os momentos de intergeracionalidade entre os mais velhos e os mais novos evocam no idoso memórias da sua infância e na criança o interesse e a criatividade que podem ficar adormecidos devido ao uso em excesso das novas tecnologias, para além da partilha de conhecimentos valiosos. Desta forma o ser idoso pode ser visto como um agente da ação educativa de preservação e transmissão de memória cultural. É neste âmbito que a SCME tem vindo a desenvolver inúmeras atividades que unem as diferentes gerações tomando este tipo de intervenção como um compromisso. Assim, dando resposta às necessidades identificadas tanto pelas escolas como pela SCME, e não abrangendo o apoio à infância na sua intervenção diária surge o projeto “Pelas Escolas”.

Este visa construir um conjunto integrado de ação intergeracional, envolvendo crianças e idosos, mediante diálogos e práticas de educação profissional e continuada, comunicação intergeracional, inserção produtiva, inserção cultural e lazer, propulsoras de um circuito de ecologia humana, em que se realizem aprendizagens e elevação de qualidade vida rumo à construção de um lugar bom para viver.

“Pelas Escolas” é um projeto de caráter mensal que prevê a realização de intercâmbios entre as diferentes gerações nas escolas e nos lares da SCME. Nas escolas (JI’s) têm sido abordados temas do plano anual das mesmas pelos idosos, em forma de conto animado / teatro de fantoches e até mesmo Musica para bebés (creche). cuja preparação/ planificação é elaborada pelos idosos e com o apoio das Técnicas Superiores de Educação Social e Animação Sociocultural. Os temas abordados incidem na importância dos direitos humanos e sociais; discriminação na diferença; partilha; solidão/entreajuda; e alimentação saudável. Através de sessões de 45mn/1h trabalha-se o respeito pelo outro e por si próprio, a equidade na igualdade e os saberes de cada um. Nos lares, os idosos recebem as crianças com o intuito de eliminar preconceitos alusivos ao processo de envelhecimento realizando em conjunto atividades do seu dia a dia, sejam elas de caracter cognitivo, físico e social, dando-se o exemplo da realização de atividades de musicoterapia, dança sénior, zumba gold e ginástica rítmica. Ambos os encontros terminam com um momento de partilha de conhecimentos e experiências e vivências fortalecendo-se vínculos entre ambas as gerações, redescobrindo possibilidades de convívio, de trocas, de construção coletiva do projeto de vida de cada um.

 

 

Com o presente projeto os idosos e as crianças são os principais atores no desenvolvimento da intervenção, havendo ganhos a nível da autoestima, valorização e sentimento de utilidade, dando voz aos mesmos e fazendo-os sentir como membros ativos e integrados na comunidade, para além de terem uma melhor qualidade de vida independentemente do seu grau de dependência (física, mental).

Até à atualidade, o presente projeto tem contado com a colaboração de todos os JI do Agrupamento de Escolas da cidade do Entroncamento, o Centro Social Paroquial Rumo ao Futuro e Escola João de Deus, tendo uma população-alvo dos 4m a 6 anos e dos 65 aos 102 anos. Um projeto que se encontra em funcionamento deste Outubro de 2017 e que tem a sua continuidade prevista, com o intuito de nos próximos anos abranger outros ciclos escolares.