Dr Falcão

Mensagem do Provedor

A nossa Santa Casa tem uma história de mais de meio século a servir a comunidade. Ao longo do caminho nunca esquecemos a nossa missão que, intervindo junto de quem mais necessita, visa diminuir as carências sociais e prestar serviços, de apoio diversificado, à comunidade. A nossa intervenção divide-se em quatro infraestruturas, cuja atividade é de forte impacto para a nossa região pelo elevado número de utentes a quem prestamos apoio diariamente.

O Hospital São João Baptista (1956), que iniciou a sua atividade logo nos primeiros anos da existência da SCME, é, neste momento, uma estrutura apta a acolher utentes que procuram atendimento nas mais diversas áreas da saúde: desde clínica geral, no Serviço de Consulta Aberta, como exames, de cardiologia, imagiologia e gastroenterologia, consultas externas, reabilitação física e cirurgias no quadro de uma vasta gama de especialidades. O Hospital São João Baptista destaca-se, assim, a nível regional, por ser um dos mais completos hospitais nos diversos serviços que proporciona.

A intervenção que a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento destina à terceira idade teve início em 1979, com o Lar Fernando Eiró Gomes. Esta infraestrutura, dado o elevado significado histórico e emocional que tem na cidade do Entroncamento, merecerá, neste mandato, uma considerável atenção. Com as devidas obras de reabilitação e ampliação, queremos garantir que este edifício terá as melhores condições para todos os que nos procuram.

O Lar Santa Casa da Misericórdia (2009), com respostas sociais em Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial para Idosos, é outro polo de forte impacto na comunidade que, em conjunto com o Lar Fernando Eiró Gomes, procuram ativamente o desenvolvimento e recuperação dos utentes, tanto a nível motor como cognitivo, evitando a estagnação e o declínio do estado de saúde de quem acolhemos. Neste sentido, ambos os lares da SCME são reconhecidos pela prática de um envelhecimento ativo que visa a construção de projetos de vida e o reforço do sentimento de identidade e pertença.

Voltando à área da saúde, não podemos esquecer a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (2010), onde se encontram as tipologias de Convalescença, Média Duração e Reabilitação, e Longa Duração e Manutenção, que orgulhosamente, e com o esforço de todos os colaboradores, adquiriu a Acreditação de Qualidade com o nível Bom. É um equipamento que tem vindo a ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido e, particularmente, pela humanização e proximidade que estabelece no contacto com os seus utentes. O nosso objetivo será a excelência, e continuaremos a trabalhar nesse sentido.

Ao mesmo tempo que a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento tem o papel até aqui descrito, não podemos esquecer que a nossa Instituição constitui também um dos maiores empregadores a nível regional, com um quadro composto por cerca de 400 colaboradores, diretos e indiretos, que se refletem no desempenho e reconhecimento dado a esta grande Instituição.

 

O Provedor

Firmino Falcão