“À Conversa com a Saúde Mental”

Um ano se passou desde que criámos este espaço para falar sobre a saúde mental e abordarmos questões que muitas vezes passam despercebidas entre as gotas da chuva. Um ano de muitas mudanças e novas adaptações, e que por isso mesmo, de certeza terá sido um ano de crescimento para muitos. Pois, onde há mudança, há crescimento, desde que estejamos disponíveis para tal.

~

Neste início de 2021 todos colocámos expectativas de fazer algo que ficou por fazer em 2020, todos acreditámos, uns mais que outros, que esta pandemia poderia ir sendo esbatida ao longo do tempo. Mas a verdade é que estamos a iniciar o ano com novas exigências… o encerramento de escolas vem novamente exigir que as famílias se reajustem e que conciliem várias atividades entre quatro paredes. 

Ter novamente os filhos em casa, sem escola, sem ATL, sem as inúmeras atividades onde eles estavam e onde se entretinham e aprendiam está a assustar muitos pais. “Como é que agora voltamos a ficar todos juntos, sem podermos sair?”, “Como é que os vou entreter?”, “Como é que vou fazer para não nos sentirmos fechados?”, “Como é que vou gerir novos horários?” são perguntas que qualquer um de nós já terá pensado. 

Assim, na tentativa de ajudar, disponibilizamos alguns materiais/ideias que podem utilizar. Para além deste material que aqui deixamos, nunca se esqueça, que sempre que necessário a ajuda psicológica pode ser uma mais-valia. É facultado um espaço seguro onde pode falar sobre as suas preocupações, e onde, passo a passo, serão promovidas e/ou consolidadas ferramentas internas de autogestão que permitem um maior ajuste face às exigências que vão surgindo. 

Votos de um 2021 recheado de novas oportunidades para crescer.

Joana Santos, psicóloga

Jogo da Atenção

Sempre em Movimento

Monopólio

 

 

Posted in Sem categoria.