Saúde Psicológica é parte integrante e muito importante da nossa saúde e bem-estar. Quando nos sentimos psicologicamente bem, temos mais energia e maior capacidade de resolver problemas quotidianos, de enfrentar o stresse do dia-a-dia e de gerir as incertezas que fazem parte da vida. Contudo, determinados acontecimentos, a nível pessoal (por exemplo, um problema de saúde, uma separação ou divórcio, um problema no trabalho ou a perda de emprego ou rendimentos) ou a nível social (por exemplo, uma crise económica, uma catástrofe natural, uma pandemia ou uma guerra) podem ser muito desafiantes e ter impacto na forma como nos sentimos, pensamentos e agimos, afectando negativamente a nossa Saúde Psicológica e bem-estar.
É muito importante monitorizarmos e cuidarmos da nossa Saúde Psicológica e do nosso bem-estar – sempre, mas sobretudo em períodos particularmente exigentes da nossa vida.
Impõe-se reorganizar o trabalho e a vida pessoal e familiar de forma interligada e sinérgica, garantindo a nossa Saúde Física e Psicológica, o nosso Bem-Estar e a nossa qualidade de vida.
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é condição indispensável para a Saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, para trabalharmos de modo diligente e eficaz, para a produtividade e a competitividade das organizações.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses sugere uma Lista de Ações Promotoras do Bem-Estar, que o serviço de Psicologia da SCME vem partilhar com todos.
Sabia que quando se sente Feliz, aumenta a probabilidade em 25% de um amigo também se sentir Feliz?
Nem só os vírus são contagiosos… AS EMOÇÕES TAMBÉM!
Lista de Ações: leveconsigo
Bárbara Barbosa e Bárbara Reis
Psicólogas Clínicas
Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento