1. Já agradeceste hoje?
Às vezes é difícil mostrar nossa gratidão às outras pessoas, não é? Neste exercício, deves pensar em alguma atitude de um amigo, parceiro ou colega de trabalho que gostarias de agradecer. Pode ser um gesto, uma palavra…
Depois, usa a criatividade e escreve um bilhete para mostrar a tua gratidão. Não precisa ser algo longo, uma frase é o suficiente. Explicite na mensagem porque estás agradecido.
Esconde o bilhete para surpreender o destinatário. Pode ser na bolsa, na mochila ou na gaveta da mesa de trabalho. Se a pessoa encontrar a mensagem, sabe que provavelmente terás alegrado o dia dela. Caso ela não encontre, também terás sido beneficiado, pois, de qualquer forma, a tua gratidão foi expressada.
Tenta praticar este exercício de Psicologia Positiva pelo menos uma vez por semana, para que os efeitos sejam mais potentes.
2. Imagina que és uma árvore…
Este exercício é indicado para desenvolver uma atitude mais contemplativa diante dos problemas do dia a dia, particularmente os que não conseguimos resolver de forma imediata.
A atividade baseia-se na visualização. Feche os olhos e imagina que és uma árvore. Dirige tua atenção para o teu corpo, começa pelos pés e segue para as pernas, o torso, os braços e as mãos. Cada membro deve ser identificado com uma parte da árvore: as raízes, o tronco, os galhos, as folhas…
De seguida, imagina que és atingido pelo vento. Ele representa os problemas, que nos atingem e agitam com um grau maior ou menor de força. Assim como uma árvore, estamos à mercê do vento, porém somos fortes e flexíveis. Sim, tu tens a capacidade de aguentar as rajadas.
Reserva pelo menos dez minutos para esta atividade de psicologia positiva, que pode ser feita de maneira guiada ou individual.
3. Redefine as tuas estratégias de aceitação
Existem problemas do cotidiano que não conseguimos resolver. Para que deixem de ser fonte de sofrimento, é preciso aceitá-los como parte da vida. Difícil, certo?
A capacidade de aceitação será desenvolvida nesta prática. Vais precisar de post-its verdes e amarelos e reservar 20 minutos do seu dia para realizá-la.
Esta atividade de psicologia positiva deve ser executada em 7 passos:
- Escreve nos post-its verdes situações que já aceitaste que não têm solução. Debaixo de cada um deles, escreve pelo menos duas estratégias que te ajudaram a lidar com o problema. Quanto mais concreta a descrição, melhor.
- Escreve nos post-its amarelos as situações que precisas aceitar como são e que consideras como geradoras de sofrimento.
- Distribui os post-its numa mesa e observa-os. Qual das estratégias do passo 1 podem ser aplicadas no passo 2?
- Escolhe uma das situações e as estratégias que consideras mais eficazes para melhorar o teu grau de aceitação.
- Coloca as estratégias em prática nas próximas duas semanas.
- Ao final do dia, anota num caderno como foi a experiência e se sentes que a estratégia te está a ajudar.
- Passados 15 dias, volte aos post-its e verifique se a situação escolhida continua na seção amarela ou na verde.
4. Desfruta da viagem
A última atividade de psicologia positiva tem como objetivo trabalhar a persistência, ao evidenciar os sucessos obtidos ao longo de um projeto, e não apenas quando este é finalizado. O exercício vale para realizações pessoais e profissionais.
Numa folha, desenha um caminho que leve a uma determinada meta. Marca tudo que conquistaste durante o percurso. Podem ser novas aprendizagens, relações, reconhecimento do trabalho bem feito, momentos…
A ilustração pode ser feita antes, durante ou depois da realização do projeto. O desenho ajuda-nos a lembrar que, em todas as atividades da nossa vida, não importa apenas o resultado final. O processo também é importante, e deve ser aproveitado.
Dra. Bárbara Barbosa
Dra. Bárbara Reis